Compreende O Que O Reino de Deus?

 

Jesus passou em todas as cidades e vilas da Galileia pregando..., o que foi que ele pregou? De certo que o assunto devia ter sido uma verdade muito importante, para que ele quizesse que todos a soubessem! O Evangelho fornece a resposta: ele andava "... pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus..." (Lucas 8:1); ou "...o evangelho do reino..." (Mateus 4:23; 9:35).

Ele estava a anunciar as boas novas acerca do Reino de Deus, e o que isto significava era tão bem compreendido pelos leitores desse tempo que Mateus simplesmente se refere como "o reino", sem definir que reino. Quando Jesus enviou os seus discipulos a ensinarem, foi com a mesma mensagem (Lucas 9:2).

Todo o ser humano professa admirar Jesus; muitos clamam amá-lo e segui-lo como Cristãos. Mas pode alguém ser sincero, se não tiver o desejo de saber o que queria ele dizer, ou o tema principal da sua mensagem? O que é este Reino? É simplesmente uma expressão para a influência que Jesus tinha sobre as mentes das pessoas? Significa a comunidade de crentes que o reconhecem como líder? Existe, neste momento preciso, sem perturbar a estructura política das nações e impérios? Ou, antes pelo contrário, devemos nós compreender este "reino", como tendo um significado tão preciso como o Reino da Grã-Bretanha, ou os Estados Unidos? O que Jesus queria dizer com os seus mandamentos, o fim com que ele os deu, e as pessoas a quem estava planeado para serem aplicados,...dependerá a resposta a estas perguntas. Mas podemos ir mais longe ainda. Paulo diz que as boas novas acerca de Cristo - aliás, acerca do seu Reino, e o perdão de pecados através dele - é: "...é o poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crê..." (Romanos 1:16); Jesus proprio diz: "Quem crer e for baptizado será salvo: mas quem não crer será condenado" (Marco 16:16; ver também 1 Coríntios 15:2, etc.)

De acordo com Jesus e os seus apòstolos, a diferença entre acreditar e não acreditar, é a diferença entre a vida e a morte. Não podemos acreditar no que não sabemos; e só podemos saber o que é o Reino de Deus, ao aprendê-lo do Velho e Novo Testamentos - porque o ensino do Novo Testamento é baseado no Velho. Vamos então ver a evidência: