No. 5

Curso Bíblico Postal Cristadelfiano

O REINO DE DEUS –

PAZ NA TERRA

LEITURAS LEITURAS SEMANAIS - Génesis, capítulos 15 a 17;

Lucas, capítulos 15 a 18.

LEITURAS PARA ESTE ESTUDO - Salmo 72; Isaías, capítulo 35.


PAZ NA TERRA - QUANDO?


Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram de alegria. As palavras do cântico deles estão escritas em Lucas, capítulo 2, versículo 14:

"Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem."

Contudo, desde aquele dia até hoje, nunca houve uma paz real e permanente na terra. E nunca haverá, até que Jesus volte para Israel, a fim de estabelecer o Reino de Deus.

O Velho Testamento nos fala muito acerca desse Reino, e nos apresenta muitos quadros da época de paz e prosperidade que ele estabelecerá.



A EXTENSÃO DO REINO



Leia outra vez o Salmo 72. Neste salmo é-nos dado em palavras um quadro da época quando o Reino de Deus for estabelecido na terra. Mas, por agora, note particularmente o versículo 8:

"Domine ele de mar a mar, e desde o rio até os confins da terra."

Isto nos fala que o Reino estabelecido por Jesus em Israel vai estender-se por toda a terra. Encontramos a mesma cousa no Salmo 2, versículo 8, onde Deus fala a Jesus, dizendo:

"Pede-Me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por tua possessão."

Observemos mais um versículo. Abra no capítulo 14 de Zacarias, e leia o versículo 9:

"O Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um só será o Senhor, e um só será o seu nome."


O GOVERNO DE CRISTO

Jesus Cristo governará de Jerusalém, Sua capital, que uma vez Ele chamou de "cidade do grande Rei" (Mateus, capítulo 5, versículo 35). A Sua lei vai sair por toda a terra, como lemos em Isaías, capítulo 2. Leia os versículos 1 a 4, e note particularmente:

"De Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalém."

UM REINO IDEAL

Suponha que lhe pedissem para dizer sob que condições você gostaria de viver em um mundo ideal.

Uma das primeiras cousas que você requereria seria segurança; libertação do medo, e paz para gozar os frutos do seu trabalho. De fato, você provavelmente traçaria em sua mente um quadro semelhante ao que o profeta Miquéias nos dá.

"Ele julgará entre muitos povos, e corrigirá nações poderosas e longínquas; estes converterão as suas espadas em relhas de arados, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-­se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira,e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos Exér­citos o disse" (Miquéias, capítulo 4, versículos 3 e 4).

Mas antes que possa haver paz, precisa haver um esforço real da parte dos homens, para andar nos caminhos de Deus. Enquanto os homens continuarem a andar pelos seus próprios caminhos, haverá perturbações. Portanto, uma das primeiras tarefas do Senhor Jesus será ensinar a todas as nações os caminhos de Deus.

Porém, você pode dizer, há algumas pessoas que simplesmente não ouviriam! Isto é verdade, e os que não obedecerem serão punidos, como lemos em Isaías, capítulo 11, versículo 4:

"Com o sopro dos seus lábios matará o perverso."

- porque - lembre-se -- quando Jesus voltar, Ele será todo-poderoso.

Portanto, sob o domínio de Jesus, todos os povos aprenderão a fazer o que é agradável a Deus - como lemos em [Isaías, capítulo 26, versículo 9:

"Quando os Teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça."

Agora abra em Isaías, capítulo 32, versículo 17, e você lerá:

"O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça repouso e segurança, para sempre."

PROSPERIDADE PARA TODOS

Em condições tão perfeitas, haverá prosperidade por toda parte. Note o versículo 16 do Salmo 72, que diz:

"Haja na terra abundância de cereais, que ondulem até o cume dos montes."

Os cumes dos montes geralmente são estéreis. Se as plantações vão ondular até o cume dos montes, podemos imaginar como elas serão abundantes nos vales. Como lemos no Salmo 67, versículo 6:

"A terra deu o seu fruto, e Deus, o nosso Deus, nos abençoa."

Até os desertos serão verdes naqueles dias. Leia os belos versículos em Isaías, capítulo 35, que nos dizem como

"O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso. Florescerá abundantemente, jubilará de alegria, e exultará." (versículos 1 e 2).



CURA DA MENTE E DO CORPO

Com estas bênçãos virá também a bênção de uma saúde e força maiores.

Quando Jesus viveu na terra, há cerca de 2.000 anos, propiciou saúde para muitos que estavam doentes, usando o poder que Deus Lhe havia dado. No Reino de Deus, este poder será visto outra vez. Leia em Isaías, capítulo 35, versículo 5:

"Entào se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará."

Podemos imaginar, também que as pessoas viverão mais do que hoje em dia. O profeta Zacarias nos diz que será assim. No capitulo 8, versículos 4 e 5, ele diz:

"Ainda nas praças de Jerusalém sentar-se-ão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu arrimo, por causa da sua muita idade. As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão."

Estes versículos falam de Jerusalém, mas, como já vimos, as bênçãos do Reino se estenderão por toda a terra.



A FIRME PALAVRA DE DEUS

Talvez você esteja pensando: "Tudo isto parece bonito, mas certamente é bom demais para ser verdade."

Se as promessas acerca das quais lemos dependessem de homens, certamente não poderíamos ter nenhuma confiança nelas. Mesmo os melhores dentre os homens podem não ser capazes de cumprir o que prometem, por causa das fraquezas humanas.

Mas estas promessas são de Deus, e nós podemos ter toda confiança nelas.

Leia Isaías, capítulo 55, versículos 6 a 11, e note particularmente o versículo 11:

"Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei."

Assim sendo, podemos olhar para o futuro com alegria, para essa época quando haverá

"GLÓRIA A DEUS NAS MAIORES ALTURAS, E PAZ NA TERRA" (Lucas, capitulo 2, versículo 14).

SUMÁRIO

  1. Quando Jesus voltar, vai tornar-Se Rei do Mundo.

2. A Sua capital será Jerusalém.

  1. Por todo o mundo haverá paz e prosperidade, saúde e felicidade.

4. No Seu Reino mundial, todas as pessoas aprenderão a obedecer os mandamentos de Deus.